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Sistema de Loot - Tutorial




Introdução
Esse tutorial consiste em criar um sistema de loot, basicamente um gerador de itens...
Vamos fazer com que ao clicar no bau, execute uma animação de abrir o bau e que gere um efeito
de brilho e crie um item.


Vamos precisar de...
Vamos precisar de um bau animado, e um sistema de partículas já configurado.
Sistema de partículas:
Configure para ser algo como um brilho de surpresa!
Bau Animado:
Pesque um pouco e encontre um do seu gosto.


Começando

Como de costume, crie um terreno e configure como queira...
Vamos posicionar o bau e "configurá-lo":

Agora vamos criar um Gameobject Empety:
GameObject > Create Empety.
Nomeio de "Gerador".
Posicione assim:


Programando
Vamos começar a criar o script de ativação e animação do baú:
Create > Java Script, Nomeio de "Bau"
Código:
static var bau = "fechado";


function OnMouseDown () {
bau = "aberto";
}
function Update () {
if (bau=="aberto"){
animation.Play("abrir");
bau = "pronto";
}

}

Agora vamos criar o script que cuida do gerenciamento dos itens:
Create > Java Script, Nomeio de "gerador"

Código:
var DesativarDinheiroDeixa0 = "Zero";
var dinheiro :int = 10;
var maxado = false;
var espada = false;
var pocao = false;
var pocaomana = false;

var bau : Transform;
var brilho : GameObject;
var maxadoIntem : GameObject;
var espadaIntem : GameObject;
var pocaoIntem : GameObject;
var pocaomanaIntem : GameObject;


function Update () {
if(Bau.bau=="pronto"){

if(dinheiro>1){
LojaBasica.dinheiro += dinheiro;
CriarBrihlo();
dinheiro = 0;
}
if(maxado){
 var maxadoiten : GameObject;
        clone = Instantiate(maxadoIntem, bau.position, transform.rotation);
        CriarBrihlo();
        maxado = false;
}
if(espada){
 var espadaiten : GameObject;
        clone = Instantiate(espadaIntem, bau.position, transform.rotation);
        CriarBrihlo();
        espada = false;
}
if(pocao){
 var pocaoiten : GameObject;
        clone = Instantiate(pocaoIntem, bau.position, transform.rotation);
        CriarBrihlo();
        pocao = false;
}
if(pocaomana){
 var pocamanaiten : GameObject;
        clone = Instantiate(pocaomanaIntem, bau.position, transform.rotation);
        CriarBrihlo();
        pocaomana = false;
}
}}

function CriarBrihlo (){

 var Brilho : GameObject;
        clone = Instantiate(brilho, bau.position, transform.rotation);

}

Explicação Rápida do código

O script consiste em variáveis e "instanciação"...
ou seja, checa um coisa e se tiver tudo ok cria um item...
[center]Final

Agora vamos arrastar o script bau para o objeto baú, e o script
gerador para o objeto Gerador.
Configure o script do gerador desse modo:


E você terá isso como resultado:

6 comentários:

  1. eu tenho um pedido a te fazer. o meu pedido é que gostaria de um tutorial de como fazer um menu de jogos em fps de tiro mais tipo aquele menu que te acompanha o jogo inteiro mostrando sua muniçao, hp e tudo mais por favor ajude me.

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  2. outra coisa parabens os seus tutoriais sao os melhores que já vi sobre o unity. muito bom

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  3. Ola Matheus Costa, valeu pelos agradecimentos! isso me motiva a criar tutoriais e fazer posts aqui.
    Se entendi bem, você quer uma GUI que marque, vida, munição e tipo de armas, certo?
    Cadastre-se nesse forum e post seu pedido, vou fazer esse script e postar para você!
    http://unitymaster.forumeiros.com/

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. vou divulgar o seu site, o unitytutos, e o forum em meu site: deltaonlinegames.blogspot.com

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  6. Agradecemos a ajuda! um forum só é um forum quando tem membros!
    Pode nos enviar seu banner para: tuliocll@gmail.com

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