Pagina:

Como Funciona a Bolsa de Valores


Bolsa de Valores é um local onde são negociadas ações de empresas de capital aberto, commodities entre outras coisas. No Brasil temos a BOVESPA,a Bolsa de Valores de São Paulo, que é a terceira maior instituição do tipo no mundo. Lá podemos comprar ações de empresas como a Petrobras através de corretores. Em 2008 ela movimentou mais de um trilhão de reais. Neste artigo ensinaremos como funciona bolsa de valores.
Segundo o site do ministério da fazendo, “As bolsas de valores são também os centros de negociação de valores mobiliários, que utilizam sistemas eletrônicos de negociação para efetuar compras e vendas desses valores. No Brasil, atualmente, as bolsas são organizadas sob a forma de sociedade por ações (S/A), reguladas e fiscalizadas pela CVM”. Ou seja, é um local físico onde são negociadas ações de empresas, commodities e outros tipos títulos e serviços. A principal função da Bolsa de Valor é oferecer um local neutro e transparente para realização de negócios envolvendo os itens já citados. Através dos corretores, qualquer pessoa comum que tenha recursos pode comprar ações de empresas.
Uma das vantagens dela para empresas é a possibilidade de conseguir recursos para expansão. Quando uma empresa necessita de capital, ela pode vender ações. O dinheiro da venda ela utilizará para aumentar suas ações. Quem compra a ação torna-se dono de uma parcela da empresa. Conforme a empresa torna-se mais lucrativa e cresce no mercado, a ação se valoriza. Trata-se de um investimento a longo prazo que pode gerar muito lucro, mas possui risco.
Na bolsa também é possível comprar commodities, que são produtos importantes, muitas vezes matérias primas para diversos outros, com pouca ou nenhuma industrialização. Este é o caso do ouro, minérios em geral, soja e, o mais famoso, petróleo. Por serem itens que influenciam custo de diversos outras produções, eles são negociados na bolsa de valores.
A Bolsa de Valores acaba atuando como um termômetro da economia do país. É comum vermos todos os dias nos jornais o índice da BOVESPA, ou seja, quando foi valorizada ou desvalorizada. Este índice se refere ao crescimento do preço das ações e tudo que é negociado lá. Vários fatores influenciam esse índice. Se começa a rolar um boato que um grande banco está em processo de falência, mesmo que não seja verdade, os acionistas assustados começam a tentar vender suas ações, com isso o valor despencará, afetando o índice geral da BOVESPA.
Este é um resumo sobre o que é e como funciona bolsa de valores. Com a informatização, todos podem investir em ações. Esse tipo de investimento pode ser arriscado, mas se feito de forma segura, pode gerar lucros e no futuro você pode terminar com muito mais dinheiro do que investiu.

Fonte: http://www.comofazer.com.br/ Visitem lá, é muito bom :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cometem ou postem pedidos